PLOTAFACIL

UMA EMPRESA DO GRUPO MATERCOP

plotagem é a impressão de desenhos em largas escalas. O equipamento usado no processo é chamado de plotter e possui uma alta precisão e resolução.
O processo de plotagem é amplamente usado nas áreas de arquiteturaengenharia civilengenharia mecânicadesigndesign de interiores e publicidade e propaganda
Resolução de imagem descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. O termo se aplica igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem. Resoluções mais altas significam mais detalhes na imagem.
A resolução de imagem pode ser medida de várias formas. Basicamente, a resolução quantifica quão próximas as linhas podem ficar umas das outras e ainda assim serem visivelmente determinadas. As unidades de resolução podem ligadas a tamanhos físicos (por exemplo, linhas por milímetro, linhas por polegada etc.)
Pontos por polegada (ppp), em inglês dots per inch (dpi), é uma medida de densidade relacionada à composição de imagens, que expressa o número de pontos individuais que existem em uma polegada linear na superfície onde a imagem é apresentada. Também é comum encontrar referências a essa densidade pelo termo "resolução de imagem" ou simplesmente "resolução". A resolução é indicada pela composição da densidade horizontal e vertical, que podem ser iguais ou diferentes. De maneira geral, quanto maior o número de pontos por polegada, mais detalhada e bem definida é a imagem.
Interpretações rigorosas fazem distinção entre diferentes densidades de imagem, da seguinte maneira:
Popularmente, entretanto, fabricantes de equipamentos e consumidores utilizam o termo "pontos por polegada" para qualquer uma dessas situações. A expressão "pixels por polegada", em inglês pixels per inch (ppi), é normalmente reservada para mostradores eletrônicos, como monitores de vídeo e outras tipos de telas digitais.
AutoCAD - Plotagem e Impressão de Projetos
A melhor forma de fazer com que um projeto possa ser avaliado e executado por um maior número de profissionais, é exatamente plotando (imprimindo) esse projeto e distribuindo cópias dos desenhos do projeto aos setores responsáveis pela fabricação do componente que foi projetado. Plotar ou imprimir um projeto feito no AutoCAD não é uma tarefa tão simples quanto imprimir um texto com o Microsoft Word, precisamos adotar algumas técnicas para poder imprimir ou plotar da forma correta, obtendo então uma boa qualidade na impressão.
Quando o processo de desenvolvimento de um projeto chega em sua fase de conclusão, então está na hora de começar a executar, mas para dar inicio à execução do projeto são necessários que todos os setores que irão trabalhar nesse projeto tenham em mãos os desenhos de conjunto e de detalhamento devidamente impressos para que possam ler, interpretar e, consequentemente, executar.
Sabendo disso, temos que plotar o projeto e distribuí-lo, porém é necessário fazer isso de forma técnica e corretamente para garantir uma boa qualidade de impressão. Há todo um conjunto de configuração de plotagem que o AutoCAD oferece para que possamos atingir os resultados que queremos, no momento da impressão ou plotagem do projeto temos que configurar a área a ser impressa, o estilo de penas, as escalas e etc..
É claro que também podemos plotar o projeto sem fazer nenhuma configuração, mas fazendo isso com certeza a impressão ficará muito ruim podendo causar grande confusão de leitura e interpretação para o profissional que irá utilizar o desenho, certamente esse não é o nosso objetivo. Estou certo de que todos queremos que o nosso projeto seja bem interpretado, para isso a sua impressão deve estar com linhas bem definidas e com espessuras variadas, com cotas legíveis, com escalas adequadas e assim por diante.